Covid-19

RELAÇÃO BIDIRECIONAL ENTRE COVID-19 E DIABETES

RELAÇÃO BIDIRECIONAL ENTRE COVID-19 E DIABETES

A comunidade médica e científica está diante de uma nova possibilidade em relação aos fatores desencadeadores do diabetes. Sabidamente, as pessoas com diabetes estão dentre aquelas consideradas de maior risco em relação às complicações surgidas em razão da Covid-19. A questão que se pretende agora desvendar é se existe uma relação bidirecional entre a Covid-19 e o diabetes, ou seja, se no sentido oposto a Covid-19 pode desencadear o diabetes.

Em meados de 2020, um grupo de 17 pesquisadores do projeto CoviDiab Registry noticiou ao The New England Journal of Medicine a investigação dessa possibilidade, que ainda carece de comprovação científica. Médicos relatam que pacientes com Covid-19 desenvolveram o diabetes após a contaminação, com as mesmas complicações metabólicas da pessoa com diabetes preexistente, como a cetoacidose diabética e a hiperglicemia hiperosmolar, sujeitando-os à necessidade de doses excepcionalmente altas de insulina. A suspeita é de que o receptor AC2 (proteína que facilita a entrada do Sars-CoV-2 no organismo), além de se encontrar nos pulmões e vias respiratórias, igualmente pode ser encontrado nos órgãos de regulação da glicose: pâncreas, intestino delgado, tecido adiposo, fígado e rins, podendo o acesso do Sars-CoV-2 a estes órgãos desencadear o diabetes, não sendo possível estabelecer se conceituado como do tipo 1, tipo 2 ou um novo tipo e também se tem caráter permanente ou temporário.

Veja abaixo o posicionamento dos pesquisadores/médicos Francesco Rubino e Paul Zimmet, relacionado ao projeto CoviDiab Registry:

ü  https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMc2018688

ü  https://www.monash.edu/medicine/news/latest/2020-articles/covid-19-may-trigger-new-diabetes,-experts-warn 

ü  http://covidiab.e-dendrite.com/index.html

 

Por Enfa Magda Tiemi Yamamoto

Coren 78.185

Compartilhe