Covid-19

CUIDADOS COM O DIABETES EM TEMPOS DE COVID

CUIDADOS COM O DIABETES EM TEMPOS DE COVID

Tenho maior probabilidade de ser infectado pelo Coronavírus por ter diabetes? Esta é a dúvida de muitas pessoas. O fato da pessoa ter diabetes não a torna mais suscetível de ser infectada pelo Coronavírus. O risco é igual para qualquer pessoa. Mas, o diabetes, se descompensado (hiperglicemia=níveis elevados de açúcar no sangue), aumenta o risco da pessoa com diabetes, uma vez infectada, ou seja, com diagnóstico de Covid-19 (que é a doença causada pelo vírus), progredir para o estágio mais crítico da enfermidade.

Recomendamos:

1) mantenha-se em casa;

2) faça uso regular das medicações prescritas pelo seu médico;

3) faça o automonitoramento (em casa), através de um glicosímetro (aparelho que mede os níveis da glicose no sangue);

4) exerça o autocontrole, alimentando-se regularmente, sem excessos de sal, carboidratos (arroz, massas, batata, mandioca, pães, bolachas, etc) e gorduras; evite o açúcar branco, refrigerantes e sucos puros (sem adição de água), bebidas alcoólicas e o café expresso; dê preferência aos legumes, vegetais, carnes magras e às frutas [pequenas porções e consumidas como sobremesa (não isoladamente), para minimizar a absorção do açúcar da fruta, a frutose];

5) faça atividade física em casa (mesmo que seja andar pela sala e realizar afazeres domésticos), não fique parado frente à TV (não confunda com exercícios físicos, que podem ser feitos de acordo com a avaliação médica). Estas são as melhores práticas recomendadas às pessoas com diabetes principalmente, e às pessoas em geral.

Por Enfa. Educadora em Diabetes

Magda Tiemi Yamamoto

Coren/SP 78.185


Compartilhe