Covid-19

ButanVac é brasileira ou não?

ButanVac é brasileira ou não?

Tenho visto algumas pessoas tentando desqualificar a atuação do Butantan em relação ao desenvolvimento da ButanVac, afirmando não ser uma vacina brasileira, como noticiado pelo instituto. A vacina será brasileira sim. Vamos entender?

É absolutamente verdade ter sido a equipe de pesquisas científicas do Hospital Mount Sinai (EUA) que desenvolveu a técnica da transferência da proteína presente no Coronavírus, para outro vírus, inofensivo ao organismo humano (vetor viral), obtido através de Doença de Newcastle (DNC - uma doença que atinge as aves). A partir deste vírus modificado (vetor), o sistema imunológico, crendo estar sendo atacado pelo Coronavírus, produz anticorpos para combatê-lo. Mas isto é a vacina? Não, isto é parte dela. Coube ao Butantan desenvolver a vacina propriamente dita (a que será aplicada para imunização). Dentre as etapas feitas totalmente por técnicas desenvolvidas pelo Butantan, estão a multiplicação do vírus (a mesma usada para produção da vacina da gripe), condições de cultivo, ingredientes, adaptação aos ovos, conservação, purificação, inativação do vírus, escalonamento de doses, estudos clínicos e regulatórios, além do registro.

Os dirigentes do Butantan não tem que pedir desculpas a ninguém. Se não fosse o Butantan, teríamos apenas 10% do total de vacinados no Brasil até agora. Ou seja, 9 a cada 10 brasileiros vacinados, se vacinaram, até agora, com a CoronaVac. Não há razão para desqualificar o Butantan. E no final das contas, os que mais criticam estarão firmes na fila dos que serão vacinados, com CoronaVac ou ButanVac. Pode acreditar nisto!

Por

Enfa. Educadora em Diabetes

Magda Tiemi Yamamoto

Coren/SP 78.185

Compartilhe